Elenilton dos anjos rocha

Elenilton dos Anjos Rocha

.

abordagem econômica da diversidade

“A cor da vez é a rosa! O Pink Money mostra o potencial de consumo da comunidade LGBTQIA+ e as marcas têm exagerado isso como uma oportunidade mercadológica. O dinheiro rosa é uma parte do capitalismo movimentada pelo consumo LGBTQIA+, e isso representa mais de 3 milhões de dólares ao redor do mundo!

sobre a palestra

Os números da comunidade LGBTQIA+ já falam por si só:

  • 10% da população brasileira (+20 milhões) se identifica como LGTBQIA+;
  • 000 é o número de casais de pessoas do mesmo sexo vivendo juntas (Censo IBGE 2010);
  • R$ 419 bilhões é o potencial de compras do público LGTBQIA+ no Brasil – isso representa 10% do PIB brasileiro;
  • Mundialmente o potencial de compras é de US$ 3 trilhões/ano – PIB França;
  • Na Europa o potencial de consumo é estimado em US$ 873 bilhões;
  • Nos EUA, esse mesmo potencial chega a US$ 760 bilhões;
  • 80% do público LGBTQIA+ tem cartão de crédito e gastam 30% mais em bens de consumo do que o público que se denomina heterossexual;
  • 36% do público LGBTQIA+ pertence à classe A, 47% à classe B e 16% à classe C;
  • 57% tem nível superior de educação.

De olho nessa fatia poderosa do mercado, muitas empresas nacionais e multinacionais estão associando seus produtos, serviços e até mesmo sua marca a esse movimento de forma a capturar a fatia do dinheiro que circula no mercado e pertence a esse grupo. Coca, Adidas, Nike, Skol, Burger King, Boticários e inúmeras outras, são exemplos de companhia que associaram sua marca e produtos as cores do arco-íris.

Porém é importante salientar que antes de qualquer associação ao movimento LGBTQIA+, qualquer empresa ou pessoa que queira seguir nesse sentido, precisa tratar o tema diversidade com foco interno na instituição. Estamos falando que, o apoio ao movimento precisa estar atrelado aos valores e a cultura da empresa/pessoa, de forma a existir uma base sólida e coerente e não deixar que esse apoio caracterize mero “oportunismo” de mercado.

Fato é: o Pink Money é uma realidade e um “nicho” absoluto de mercado!